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quinta-feira, 10 de março de 2011

iPad ficou com 83% do mercado mundial de tablets em 2010, diz IDC

Daniela Braun
10/03/2011 18:15

SÃO PAULO – As vendas de computadores em formato de prancheta (tablets) somaram 18 milhões de unidades em 2010, de acordo com a consultoria International Data Corporation (IDC). Somente no quarto trimestre do ano passado foram comercializados 10,1 milhões de tablets, o que representa mais do que o dobro das 4,5 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre.

Este ano, a IDC prevê que sejam vendidos cerca de 50 milhões de tablets no mundo todo.

O iPad da Apple lidera o setor com 83% de participação na média do ano, embora tenha perdido espaço no fim de 2010, com a entrada de concorrentes. Embora sua presença tenha recuado de 93% no terceiro trimestre para 73% nos últimos três meses de 2010, segundo a IDC, “a Apple ainda conserva uma sólida posição no setor”.

O Galaxy Tab, da Samsung, foi o principal concorrente do iPad durante as vendas natalinas, e conquistou o segundo lugar no mercado com 17% de participação mundial até dezembro do ano passado.

Os Estados Unidos, a Europa Ocidental e a Ásia-Pacífico consumiram 89% dos tablets comercializados no quarto trimestre de 2010.

O Brasil comercializou 100 mil tablets no ano passado. A projeção da consultoria para o mercado brasileiro é de 300 mil tablets vendidos este ano, com uma demanda mais expressiva no segundo trimestre.

Os varejistas representaram o principal canal de vendas de tablets no quarto trimestre, seguidos por vendas diretas e operadoras de telecomunicações. Este último setor respondeu por 14% das vendas de tablets no fim de 2010.

Leitores digitais
O levantamento da IDC também destaca o crescimento acelerado nas vendas de leitores digitais (e-readers) de fornecedores como Amazon, Pandigital, Barnes & Noble e Sony.

No quarto trimestre de 2010, as vendas de leitores digitais superaram 6 milhões de unidades, sendo 12,8 milhões em todo o ano passado, o que representa um saldo de 325% em relação aos cerca de 3 milhões de leitores comercializados em 2009.

Fonte: Valor Econômico

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