SÃO PAULO – 04/03/2011 - Em busca de descontos e ofertas, 84% das consumidoras brasileiras preferem lojas de rua aos shoppings (60%), revela uma pesquisa do Ibope Mídia sobre hábitos e comportamentos das mulheres em relação a compras e saúde.
O estudo também mostra que o índice de mulheres que fazem compras pela internet subiu de 10% em 2010 para 18% em 2011, aproximando-se da média dos homens que consomem online (24%).
Entre as brasileiras que haviam feito compras nos últimos 30 dias, 79% compraram roupas femininas, 61% calçados, 44% roupas para homens e 40% roupas para crianças e bebês. O gasto médio foi de R$ 190,83.
Em relação aos hábitos de consumo, 82% das entrevistadas responderam que sempre procuram ofertas e descontos, 80% disseram que vale a pena pagar mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade e 70% são fieis à marca quando gostam do produto. A compra de produtos caros é planejada por 68% das respondentes e 50% costumam experimentar marcas novas.
A pesquisa envolveu 18.884 entrevistas, entre agosto de 2009 e julho de 2010, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com 18 anos de idade ou mais.
Em relação à saúde, o levantamento mostra que 80% das mulheres do país acreditam que é importante manter a forma física e que 79% pagariam qualquer preço para manter a saúde. Apesar disso, 65% admitem que, de vez em quando, quebram a dieta pelo prazer de comer alimentos que não fazem bem à saúde.
O estudo também alerta que apenas 49% das mulheres admitem usar preservativos em novos relacionamentos e 59% disseram que vão médico apenas quando se sentem realmente doentes.
(Daniela Braun | Valor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário